Título: Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na elaboração e análise espacial de cartografia temática para o Parque Natural da Serra da Estrela
Autor: Pereira, Luís Miguel de Jesus Neto
metadata.dc.contributor.advisor: Coimbra, António
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Análise espacial
Parque Natural da Serra da Estrela
Sistemas Informação Geográfica
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: PEREIRA, Luís Miguel de Jesus Neto (2003) - Aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica na elaboração e análise espacial de cartografia temática para o Parque Natural da Serra da Estrela. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Os Sistemas de Informação Geográfica foram a ferramenta utilizada na produção de cartografia temática para o Parque Natural da Serra da Estrela (concelhos de Seia, Gouveia, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas e Oliveira do Hospital). O software utilizado na elaboração dessa cartografia foi o ArcView GIS, tendo como cartografia base as cartas de altimetria em formato digital e as cartas de ocupação do solo, em formato analógico. As cartas de ocupação do solo resultantes do levantamento de campo, foram rasterizadas e editada a respectiva base de dados geográfica. Os Sistemas de Informação Geográfica permitiram o desenvolvimento de uma metodologia para analisar a variação espacial e temporal da ocupação do solo, no período 1998-2002. No processo de análise da variação espacial e temporal da ocupação do solo, foi estabelecida uma grelha de pontos com uma equidistância de 100 metros, obtendo-se para estas localizações geográficas, os atributos da ocupação do solo para os vários anos de estudo. A análise da variação espacial da ocupação do solo nos períodos: 1998-1999; 1999-2000; 2000-2001; 2001-2002 e 1998-2002, permitiu detectar as alterações verificadas no espaço. O cruzamento das alterações da ocupação do solo com os aspectos morfológicos (hipsometria, declives e orientações de encostas), permitiu analisar a influência destas variáveis na variação temporal e espacial da ocupação do solo. Nos últimos cinco anos, verificou-se uma diminuição da área ocupada por floresta e matos e o consequente aumento das áreas ardidas, por isso, o fogo foi o factor que mais influenciou a evolução da ocupação do solo. O ano de 2002 é o que apresentou o maior aumento da área ardida, de 12% em 1998, para 21% da área total de estudo. As principais alterações na ocupação do solo verificaram-se em zonas com as seguintes características morfológicas: declives acentuados (> 30%), altitudes entre os 800 e 1200 metros e exposições viradas a Oeste e Sul. As áreas que são normalmente recuperadas encontram-se orientadas a Norte.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24378TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1165
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LUI_PER.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.