Contributo para o estudo da dieta do Milvus milvus na área do Parque Natural do Tejo Internacional
Ficheiros
Data
2003
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
IPCB. ESA
Resumo
O estudo incidiu sobre a dieta do milhafre real (Milvus milvus) no Parque Natural do Tejo Internacional, uma das regiões do país mais importante para a biodiversidade das espécies. Foram identificados restos não digeridos e analisadas 137 egagrópilas recolhidas em três núcleos de nidificação, somando um total de 1184 presas.
As aves e os mamíferos parecem ser as presas mais apetecidas desta espécie. Outras presas importantes em frequência de captura foram os peixes e anfíbios, sobretudo nos núcleos mais próximo de pontos de água. Estes dados vêm fortalecer o carácter oportunista da espécie, dado que a maior parte das presas na área de estudo foram capturadas nos 5 km em redor dos respectivos locais de nidificação. Daí a importância destes pontos para a conservação europeia da espécie, sobretudo tendo em conta que a as leis zoosanitárias em Portugal são claramente incompatíveis com a conservação de espécies ameaçadas de aves de rapinas necrófagas.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24248TFCORN.
Palavras-chave
Tejo Internacional , Milhafre-real , Milvus milvus , Dieta , Egagrópilas/Regurgitações
Citação
FERNANDES, Véronique Françoise (2003) - Contributo para o estudo da dieta do Milvus milvus na área do Parque Natural do Tejo Internacional. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.