Título: Resíduos e efluentes produzidos em explorações de ovinos na região da Serra da Estrela : estratégias de protecção do meio ambiente e valorização do seu potencial fertilizante
Autor: Silveira, Carlos Miguel de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Branco, Miguel
Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Palavras-chave: Ovinos
Serra da Estrela
Resíduos
Efluentes
Ambiente
Data: 2003
Citação: SILVEIRA, Carlos Miguel de Sousa (2003) - Resíduos e efluentes produzidos em explorações de ovinos na região da Serra da Estrela : estratégias de protecção do meio ambiente e valorização do seu potencial fertilizante. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Sub-região Serra da Estrela, englobando os Concelhos de Gouveia, Seia e Fornos de Algodres. Pretendeu-se analisar e avaliar os processos de tratamento e gestão dos resíduos e efluentes provenientes de explorações ovinas, no sentido da definição de estratégias de optimização da sua estabilização biológica, tendo como meta a protecção do meio ambiente e a valorização do seu potencial fertilizante. Para o efeito, efectuaram-se inquéritos a uma percentagem significativa dos produtores, mediante visita às explorações e entrevista pessoal, e colheram-se amostras de resíduos e efluentes. Perante os resultados obtidos no inquérito e após análises laboratoriais efectuadas aos diversos tipos de resíduos e efluentes, identificam-se algumas soluções práticas com vista à sua utilização racional na agricultura, tendo por base as boas práticas agrícolas e a legislação existente em matéria ambiental.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24210TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1159
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAR_SIL.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.