Título: Elaboração de uma carta do uso actual do solo para o Parque Natural da Serra da Estrela (concelhos de Manteigas e Covilhã)
Autor: Marques, Liliana Maria da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Coimbra, António Jorge Marques
Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Fotointerpretação
Ocupação do solo
Ordenamento florestal
Parque Natural da Serra da Estrela
Sistemas de Informação Geográfica
Data: 2003
Citação: MARQUES, Liliana Maria da Silva (2003) - Elaboração de uma carta do uso actual do solo para o Parque Natural da Serra da Estrela (concelhos de Manteigas e Covilhã). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Parque Natural da Serra da Estrela, com o objectivo de actualizar e classificar as manchas de ocupação do solo para os concelhos de Manteigas e Covilhã. Para a elaboração da cartografia de ocupação do solo procedeu-se à foto-interpretação dos ortofotomapas digitais, certificação no terreno e edição da informação geográfica. A altimetria como informação geográfica de base, permitiu através de ferramentas de análise espacial do ArcGis 8.1, elaborar o Modelo Digital do Terreno e o modelo de declives da área de estudo. Esta informação geográfica foi cruzada com a ocupação do solo, permitindo avaliar se a distribuição espacial das espécies florestais estava de acordo com os valores óptimos de altitude relativos ao seu desenvolvimento. Os Sistema de Informação Geográfico são uma ferramenta para apoio no planeamento e gestão dos recursos florestais.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24154TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1147
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_LIL_MAR.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.