Título: Gestão de resíduos de origem animal : caracterização destes resíduos, origens e destinos, no concelho de Castelo Branco
Autor: Pereira, Susana Isabel Ramos
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Ana Teresa
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Resíduos/Subprodutos de origem animal
Matérias de risco especificadas
Data: 2003
Citação: PEREIRA, Susana Isabel Ramos (2003) - Gestão de resíduos de origem animal : caracterização destes resíduos, origens e destinos, no concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho pretende identificar e caracterizar os resíduos de origem animal produzidos em três diferentes tipos de explorações agro-pecuárias (ovinos, bovinos e suínos) do concelho de Castelo Branco. Inicialmente foi necessário desenvolver uma pesquisa de base, a qual foi efectuada na empresa AmbiMed & Buffer, AEIE. Esta permitiu o desenvolvimento de uma análise teórica, nomeadamente uma investigação bibliográfica sobre os tratamentos (destino final) possíveis para os resíduos de origem animal, assim como a análise da legislação em vigor sobre este assunto. Foi também desenvolvida uma metodologia de inquérito e avaliação da situação, junto dos ‘produtores” deste tipo de resíduos, para isso foram estruturados questionários para as explorações agro-pecuárias alvo de estudo. Seguidamente foi necessário desenvolver o trabalho de campo, com a realização dos inquéritos às explorações, com o objectivo de se identificarem os resíduos de origem animal produzidos, e o “encaminhamento e destino final” dado pelos produtores, aos mesmos. Com base nos resultados obtidos, foi desenvolvido o trabalho teórico, com o tratamento dos dados, bem como a sua discussão e elaboração das respectivas conclusões. Assim, numa perspectiva global, constatou-se que na maioria das situações estudadas, os produtores ainda não estão suficientemente sensibilizados para a problemática dos resíduos de origem animal, produzidos nas explorações agro-pecuárias. Esta situação tenderá a diminuir, uma vez que, tanto a legislação comunitária como a nacional em vigor, obrigam os produtores a encaminhar correctamente os resíduos produzidos nas explorações agro-pecuárias, incutindo desta forma uma maior preocupação pelas questões ambientais e de saúde pública.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24144TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1144
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SUS_PER.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.