Título: Avaliação da eficiência global do tratamento de águas residuais domésticas nas Etar's do concelho de Ponte de Sor
Autor: Guia, Susana Isabel
metadata.dc.contributor.advisor: Pimenta, Manuel João
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Águas residuais domésticas
Tratamento de águas residuais
Grau de eficiência
Data: 2002
Citação: GUIA, Susana Isabel (2002) - Avaliação da eficiência global do tratamento de águas residuais domésticas nas Etar's do concelho de Ponte de Sor. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Este trabalho teve como objectivo avaliar globalmente o grau de eficiência das Estações de Tratamento de Águas Residuais de Ponte de Sor, Longomel e Pinhal, no Concelho de Ponte de Sor, tendo-se procedido à caracterização qualitativa das águas residuais à entrada e saída das referidas Etar’s. O programa de monitorização dos sistemas de tratamento envolveu a colheita quinzenal de amostras de afluente e efluente, em cada uma das três Etar’s durante um período de três meses (Março a Junho de 2002). O tratamento dos dados obtidos permitiu verificar que as águas residuais afluentes às Etar’s em estudo, apresentam características que permitem classificá-las como águas residuais tipicamente domésticas. Em relação ao efluente tratado, os resultados obtidos mostram que, em termos médios os valores de SST na Etar do Pinhal não ultrapassam os estipulados pela legislação em vigor (Decreto-lei 236/93 de 1 de Agosto). O mesmo acontecendo para o CQO, azoto amoniacal e azoto total para a Etar de Ponte de Sor, verificando-se o mesmo para os nitratos+nitritos e pH, em todas as Etar’s. Nos restantes parâmetros analisados e, em termos médios, verifica-se que o VLE é ultrapassado para os parâmetros SST para as Etar’s de Ponte de Sor e Longomel, CQO, azoto amoniacal, azoto total para as Etar’s de Longomel e Pinhal, tendo o VLE para o parâmetro fósforo total sido ultrapassado em todas as Etar’s. Assim, face aos resultados obtidos poderemos concluir que as Etar’s estão a operar em condições de baixo rendimento, nalguns casos mesmo negativo, pelo que é necessário adoptarem-se medidas que permitam melhorar a sua eficiência, a fim de evitar efeitos negativos sobre os meios receptores naturais onde são descarregadas as águas residuais provenientes das referidas estações.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23436TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1139
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SUS_GUI.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.