Título: Caracterização das pedreiras do concelho de Cantanhede : proposta de recuperação paisagística para uma pedreira desactivada
Autor: Gonçalo, Henrique Manuel dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Idalécio Pessoa
Antunes, Isabel Margarida Horta Ribeiro
Alexandre, Lília João Talhinhas
Palavras-chave: Concelho de Cantanhede
Extracção de inertes
Pedreiras desactivadas
Recuperação paisagística
Data: 2002
Citação: GONÇALO, Henrique Manuel dos Santos (2002) - Caracterização das pedreiras do concelho de Cantanhede : proposta de recuperação paisagística para uma pedreira desactivada. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho aborda as zonas onde se exploram massas minerais - pedreiras, bem como, os problemas e potencialidades associados a esta actividade após cessada. Os problemas surgem, sobretudo ao nível dos impactes negativos sobre as populações vizinhas e o meio ambiente envolvente; as principais potencialidades associam-se aos possíveis usos a atribuir à pedreira após desactivada. Para a realização deste trabalho procedeu-se à inventariação e caracterização de todas as pedreiras existentes, tanto activas, como desactivadas, no concelho de Cantanhede. Com a análise das várias pedreiras desactivadas existentes, tendo em consideração alguns critérios de selecção, numa primeira análise, foram seleccionados seis locais que apresentavam maiores potencialidades para se intervir. Após comparação das principais características destes locais, foi seleccionado o mais apropriado para se proceder à recuperação paisagística. A proposta de recuperação paisagística tem como principal objectivo atribuir um novo uso ao local abandonado. Esta proposta, de acordo com a análise e diagnóstico da situação actual, visa a criação de um espaço de recreio e lazer e desportivo, e enquadrá-lo adequadamente no ambiente biofísico existente. Com esta recuperação e atribuição de novo uso, obtém-se um espaço atractivo e de interesse para a comunidade, que constitui uma mais-valia para o local, concelho e região em causa.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23439TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1135
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_HEN_GON.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.