Título: Utilização de composto urbano da formulação de substratos para produção de Pelargonium peltatum como planta envasada
Autor: Cardoso, Bruno Alexandre Furtado da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Sousa, Fernanda Maria Grácio Delgado Ferreira de
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Pelargonium peltatum
Substratos
Composto urbano
Data: 2001
Citação: CARDOSO, Alexandre Furtado da Silva (2001) - Utilização de composto urbano da formulação de substratos para produção de Pelargonium peltatum como planta envasada. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Com o presente trabalho pretendeu-se estudar a possibilidade de utilização do composto urbano na formulação de substratos hortícolas, avaliando o seu efeito nas características físico-químicas destes e testar a acção dos mesmos sobre o crescimento e produção de uma planta da espécie Pelargonium peltatum, procurando identificar potenciais factores que pudessem condicionar essa utilização. Para se atingir este objectivo foram delineados dois ensaios, um de enraizamento e outro de crescimento, utilizando diferentes quantidades de turfa, composto urbano e perlite nas proporções 3:0: 1, 2: 1: 1 e 1:2:1, respectivamente para ambos ensaios e ainda, no caso do ensaio de crescimento, foram testados 2 modalidades (P4 e P5), correspondendo a proporções de 1,5:1,5:1. A modalidade P5 foi sujeita a uma lavagem do composto. Os resultados obtidos levam-nos a concluir que existe a possibilidade de substituição parcial do C.U. nas misturas de substratos, mas apenas no caso dos substratos de crescimento, dado que os resultados observados no ensaio de enraizamento não foram satisfatórios. Da análise comparativa entre as várias modalidades de substratos utilizadas no crescimento e produção, observaram-se melhores resultados em P2 e P5, notando-se no caso de P5, o benefício da utilização de composto urbano lavado na formulação de substratos, especialmente na redução de sais (e em consequência, a redução da condutividade eléctrica) e no favorecimento da porosidade total, com vantagens para o arejamento e retenção de água, e consequentemente para o crescimento das plantas. No caso particular deste ensaio, verificou-se que a substituição de 50% de turfa por composto urbano lavado no substrato, traduziu-se em valores de crescimento bastante semelhantes aos obtidos no substrato convencional.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22956TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1131
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_BRU_CAR.pdf1,53 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.