Título: Indicadores de sustentabilidade ambiental nas áreas urbanas dos municípios de Abrantes, Entroncamento e Torres Novas
Autor: Miranda, Carlos Miguel Janeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Eloy, Maria João
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Indicadores de sustentabilidade ambiental
Áreas urbanas
Qualidade do ambiente
Ecossistema urbano
Data: 2002
Citação: MIRANDA, Carlos Miguel Janeiro (2002) - Indicadores de sustentabilidade ambiental nas áreas urbanas dos municípios de Abrantes, Entroncamento e Torres Novas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para o estudo da sustentabilidade ambiental das áreas urbanas dos concelhos de Abrantes, Entroncamento e Torres Novas, pertencentes à NUTS III Médio Tejo. O seu objectivo consiste na sistematização de informação, obtida através da aplicação de um conjunto de indicadores criteriosamente seleccionado, de modo a permitir a avaliação da sustentabilidade ambiental das áreas urbanas objecto de estudo. Embora a completa e cuidada avaliação da sustentabilidade ambiental das áreas urbanas implicasse um conjunto mais amplo de indicadores, abrangendo todas as componentes do ecossistema urbano, o estudo centrou-se na componente ambiental. Para o efeito, o primeiro passo foi a definição de um inquérito para a obtenção de dados de base que foi enviado às câmaras municipais e a outras entidades oficiais. As questões foram distribuídas por cinco quadros focando aspectos relativos ao abastecimento de água, ao tratamento de águas residuais, à gestão dos resíduos sólidos urbanos e à estrutura verde urbana. Com base no tratamento e análise dos dados obtidos pode-se afirmar que as características ambientais dos sistemas urbanos estudados não satisfazem na totalidade as necessidades dos seus habitantes. A qualidade da água para abastecimento é boa na generalidade das áreas urbanas estudadas, constituindo excepção o concelho de Abrantes. Na percentagem de população servida por sistemas de tratamento biológico de águas residuais constataram-se diferenças significativas entre as áreas urbanas objecto de estudo. No que respeita à recolha e tratamento dos resíduos sólidos esta é assegurada a toda a população por sistemas intermunicipais. Constatou-se igualmente uma carência de espaços verdes em algumas áreas urbanas, que não estão de acordo com os quantitativos populacionais. Os objectivos propostos parecem ter sido alcançados visto que os resultados obtidos permitiram a análise crítica da qualidade do ambiente das áreas urbanas dos municípios envolvidos no sentido da avaliação da sua sustentabilidade.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23000TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1130
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CAR_MIR.pdf1,44 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.