Análise do estrato herbáceo em áreas potenciais de ocorrência do coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S. Mamede
Ficheiros
Data
2001
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
As populações de coelho - bravo (Oryctolagus cuniculus L, 1758) têm sofrido um declínio acentuado na Península Ibérica ao longo dos anos, contribuindo para a regressão dos predadores que delas dependem. Uma vez que o coelho constitui o recurso alimentar básico de muitos predadores, alguns considerados em perigo de extinção, é urgente conhecer as preferências alimentares do coelho nos ecossistemas mediterrânicos.
Nesse sentido têm elevado interesse estudos de análise da composição florística do estrato herbáceo, visto este ter um papel fundamental na subsistência da espécie.
O presente estudo foi direccionado nesse sentido, tendo como objectivo determinar a composição do estrato herbáceo em áreas de ocorrência de coelho-bravo, tentando associar a presença de determinadas espécies herbáceas com a ocorrência daquele lagomorfo.
A análise da composição florística foi realizada através de inventários nas diversas áreas de estudo. A tentativa de associar as espécies vegetais à ocorrência do coelho, foi realizada através da comparação dos inventários onde a espécie estava presente. Desta forma foi encontrada uma associação positiva entre a presença do coelho e a percentagem de cobertura por comunidades arbustivas intercaladas com comunidades herbáceas.
As famílias associadas a essas comunidades foram essencialmente as gramíneas, leguminosas e cistáceas.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22934TFCORN.
Palavras-chave
Parque Natural da Serra de S. Mamede , Coelho-bravo , Estrato herbáceo , Transectos
Citação
CARRILHO, Sónia Maria Pires (2001) - Análise do estrato herbáceo em áreas potenciais de ocorrência do coelho bravo (Oryctolagus cuniculus) no Parque Natural da Serra de S. Mamede. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.