Título: Acompanhamento do programa de monitorização de lixeiras dos concelhos de Penamacor, Sabugal e Manteigas, após encerramento e do vazadouro controlado do Souto Alto (Fundão)
Autor: Antunes, Jorge Miguel Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor: Meirinhos, Alcino
Santos, Maria da Conceição Mesquita dos
Palavras-chave: Resíduos Sólidos Urbanos
Lixeiras
Data: 2001
Citação: ANTUNES, Jorge Miguel Lourenço (2001) - Acompanhamento do programa de monitorização de lixeiras dos concelhos de Penamacor, Sabugal e Manteigas, após encerramento e do vazadouro controlado do Souto Alto (Fundão). Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: É objectivo deste trabalho realçar a importância, elaborar e executar um Programa de monitorização/acompanhamento ambiental para o vazadouro controlado (em fase de exploração) do Souto Alto (Fundão) bem como para as lixeiras encerradas dos concelhos de Sabugal, Penamacor e Manteigas, no sentido de detectar e corrigir atempadamente, qualquer anomalia ou disfunção aliadas aos seus comportamentos. Para o efeito foi realizado um plano de amostragens de acordo com as orientações do Anexo III da directiva 1999/31/CE do conselho de 26 de Abril, relativa à deposição de resíduos em aterros (publicada no J.O.C.E. de 16 de Julho de 1999), que inclui sempre que aplicável efectuar um controlo do caudal e composição dos lixiviados, controlo da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, qualidade do ar e migração de gases de aterro, bem como o controlo à erosão e sedimentação, e comportamento do local relativamente a assentamentos e deslizes de terras. Foi ainda apresentado um relatório do Registo do Programa de Acompanhamento/Monitorização ambiental referente às lixeiras encerradas e vazadouro controlado, no qual foram registadas informações relativamente ao actual estado das infra-estruturas existentes nos locais, bem como do nível de poluição nas imediações das áreas envolventes.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22930TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1114
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOR_ANT.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.