Título: Estudo da alimentação do "vazio" de ovinos Merino da Beira Baixa em período estival numa exploração da região do planalto albicastrense
Autor: Marques, João Miguel Aparício
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Data: 1998
Citação: MARQUES, João Miguel Aparício (1998) - Estudo da alimentação do "vazio" de ovinos Merino da Beira Baixa em período estival numa exploração da região do planalto albicastrense. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: O presente trabalho de estágio teve como objectivo principal a análise crítica da estratégia de alimentação do “vazio” em período seco (até ao início do período das chuvas), numa exploração do Planalto Albicastrense. Dessa análise pretendem identificar-se e propor-se alternativas de alimentação que, a justificarem-se, possam melhorar o estado nutricional do efectivo sem alterar significativamente o maneio da exploração. Para o efeito a escolha incidiu nas 150 ovelhas que terminaram a lactação pouco tempo antes do início do trabalho. Semanalmente foram pesadas e palpadas 50 ovelhas escolhidas aleatoriamente, seguindo-se o acompanhamento do rebanho em que foram recolhidas amostras das pastagens para posterior análise em laboratório e recolha de informações que permitiram realizar um registo de pastoreio. Dos resultados obtidos observou-se um decréscimo de cerca de 10 a 15% do peso vivo dos animais durante o período de acompanhamento. Tendo em conta que é necessário as ovelhas estarem bem preparadas para a última parte da gestação, justifica-se uma suplementação nutritiva dos animais, a utilização de um diagnóstico de gestação mais eficaz e um melhor controle do maneio reprodutivo.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18618TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1091
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_JOA_MAR.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.