Título: Queijarias tradicionais do concelho de Idanha-a-Nova : caracterização e seu enquadramento face à legislação actual para o sector
Autor: Abrantes, Paulo Manuel Cabaço
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Data: 1998
Citação: ABRANTES, Paulo Manuel Cabaço (1998) - Queijarias tradicionais do concelho de Idanha-a-Nova : caracterização e seu enquadramento face à legislação actual para o sector. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: Este trabalho teve como obiectivos caracterizar as queijarias tradicionais das explorações de ovinos do Concelho de Idanha-a-Nova e analisar o seu enquadramento face à legislação actual para o sector. Para o efeito realizou-se um inquérito a 64 queijarias, a partir de uma listagem de todos os produtores de ovinos do Concelho. Após tratamento e análise dos dados recolhidos pudemos constatar que: • a grande maioria das queijarias encontram-se localizadas no seio das restantes construções da exploração e não dispõe da totalidade das dependências exigidas pela legislação em vigor; • o queijo produzido é predominantemente o queijo amarelo à cabreira; • a maioria dos produtores não procede à cura do queijo; • a maioria das queijarias já dispõe de energia eléctrica; • cerca de 40% das queijarias ainda não são abastecidas por água potável; • a quase totalidade das queijarias não dispõe de um recipiente destinado à recolha de lixo sólido; • apenas cerca de 30% das queijarias dispõem de dispositivos adequados para a limpeza das instalações (mangueiras, água sob pressão); • apenas 20% dos produtores inquiridos utilizam vestuário adequado. Contudo parece-nos ser possível a reestruturação da maioria das queijarias, tendo como prioridade de actuação o saneamento. Achamos ainda que deverá existir um reajustamento da legislação em vigor de forma a obter exigências mais simples e práticas em vez de exigências na maioria dos casos impraticáveis e bastante subjectivas.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18413TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1074
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_PAU_ABR.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.