Diagnóstico de fertilidade dos solos e estratégias de fertilização numa exploração agrícola da região da Lardosa - Castelo Branco
Ficheiros
Data
1997
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Foi realizado um estudo sobre o diagnóstico da fertilidade do solo e sua avaliação, numa exploração da região, denominada Monte das Areias, localizada na freguesia da Lardosa, concelho de Castelo Branco.
Comparam-se a estratégia de adubação utilizada pelo agricultor, com a adubação calculada com base nas extracções pelas culturas para produções regionais e disponibilidades reais de nutrientes no solo. Foi também efectuada a comparação das quantidades de correctivos minerais aplicados e a aplicar em função da cultura e da análise do pH (H2O) do solo.
Embora os resultados obtidos não aconselhem a utilização da estratégia de fertilização do agricultor ela é, em boa parte, justificada por limitações edafo-climáticas pelo custo dos fertilizantes e pelas disponibilidades de caixa para fazer face aos encargos que a fertilização acarreta, e ainda pelo parque de máquinas e alfaias da exploração.
Face a esta situação, propõem-se recomendações práticas de fertilização que podem melhorar a produtividade dos solos e garantir uma mais racional alimentação dos efectivos pecuários tendo em conta as limitações anteriores, onde se teve particular atenção na selecção de fertilizantes e sua compatibilidade e ainda a redução do tipo de adubos a utilizar.
Contudo é pertinente salientar a necessidade de realização de estudos mais dirigidos que envolvam ensaios de campo com diferentes culturas e rotações e diferentes combinações de fertilizantes na região e no contexto da exploração.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18017TFCPAN.
Palavras-chave
Citação
LOPES, Margarida Coutinho (1997) - Diagnóstico de fertilidade dos solos e estratégias de fertilização numa exploração agrícola da região da Lardosa - Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.