Título: Diagnóstico de fertilidade dos solos e estratégias de fertilização numa exploração agrícola da região da Lardosa - Castelo Branco
Autor: Lopes, Margarida Coutinho
metadata.dc.contributor.advisor: Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Data: 1997
Citação: LOPES, Margarida Coutinho (1997) - Diagnóstico de fertilidade dos solos e estratégias de fertilização numa exploração agrícola da região da Lardosa - Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: Foi realizado um estudo sobre o diagnóstico da fertilidade do solo e sua avaliação, numa exploração da região, denominada Monte das Areias, localizada na freguesia da Lardosa, concelho de Castelo Branco. Comparam-se a estratégia de adubação utilizada pelo agricultor, com a adubação calculada com base nas extracções pelas culturas para produções regionais e disponibilidades reais de nutrientes no solo. Foi também efectuada a comparação das quantidades de correctivos minerais aplicados e a aplicar em função da cultura e da análise do pH (H2O) do solo. Embora os resultados obtidos não aconselhem a utilização da estratégia de fertilização do agricultor ela é, em boa parte, justificada por limitações edafo-climáticas pelo custo dos fertilizantes e pelas disponibilidades de caixa para fazer face aos encargos que a fertilização acarreta, e ainda pelo parque de máquinas e alfaias da exploração. Face a esta situação, propõem-se recomendações práticas de fertilização que podem melhorar a produtividade dos solos e garantir uma mais racional alimentação dos efectivos pecuários tendo em conta as limitações anteriores, onde se teve particular atenção na selecção de fertilizantes e sua compatibilidade e ainda a redução do tipo de adubos a utilizar. Contudo é pertinente salientar a necessidade de realização de estudos mais dirigidos que envolvam ensaios de campo com diferentes culturas e rotações e diferentes combinações de fertilizantes na região e no contexto da exploração.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18017TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1073
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_MAR_LOP.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.