Aplicação do sistema de controlo H.A.C.C.P. no fabrico de iogurtes : determinação dos pontos críticos : análises microbiológicas

Data

1997

Título da revista

ISSN da revista

Título do Volume

Editora

Resumo

Durante este trabalho: • Salientamos a importância do controlo higio-sanitário em todas as fases do processo tecnológico dos produtos alimentares. • Referimos a metodologia HACCP, nomeadamente a escolha dos pontos críticos da linha de fabrico. • Apresentamos o diagrama de fabricação do iogurte aromatizado meio gordo, indicando-se os pontos críticos escolhidos para controlo. • Efectuamos o controlo de cada um dos pontos críticos controlando: - temperatura; - flora microbiana: - pesquisa de coliformes; - pesquisa de bolores e leveduras; - T.M.T. (teor microbiano total). Pelos resultados obtidos podemos concluir que as condições higio-sanitárias da linha de fabrico do iogurte aromatizado são boas, já que as temperaturas de pasteurização são uniformes e correctas e negativas todas as pesquisas de coliformes, bolores e leveduras.

Descrição

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17997TFCPAN.

Palavras-chave

Citação

MENDES, Maria José de Matos (1997) - Aplicação do sistema de controlo H.A.C.C.P. no fabrico de iogurtes : determinação dos pontos críticos : análises microbiológicas. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.