Título: Acompanhamento das acções sanitárias do A.D.S. de Oliveira do Bairro com incidência na tuberculose animal e humana
Autor: Ventura, Elisa Maria Lourenço Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Santos, Marcelo Francisco dos
Data: 1997
Citação: VENTURA, Elisa Maria Lourenço Nunes (1997) - Acompanhamento das acções sanitárias do A.D.S. de Oliveira do Bairro com incidência na tuberculose animal e humana. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na área de acção do Agrupamento de Defesa Sanitária de Oliveira do Bairro, (freguesias de Bustos, Mamarrosa, Oiã, Oliveira do Bairro e Palhaça) com os objectivos de estudar a situação sanitária dos efectivos Bovinos, Ovinos e Caprinos do concelho, com especial incidência na Tuberculose Bovina e conhecer a acção desenvolvida pelo ADS. Durante a realização deste estágio, foi feita uma caracterização de todo o Concelho de Oliveira do Bairro, dando-se maior importância ao sector pecuário. Compilaram-se dados referentes ao saneamento dos bovinos e pequenos ruminantes, e à evolução sanitária destes efectivos, com especial incidência na Tuberculose. Foi efectuado um acompanhamento a todo o trabalho realizado por este ADS, tanto no campo como no processamento informático dos dados obtidos, desde o dia 2 de Setembro de 1996 a 31 de Janeiro de 1997. Durante o decorrer deste trabalho prático foi efectuado o teste alérgico para pesquisa da Tuberculose Bovina. No decorrer do trabalho foi possível acompanhar o diagnóstico sorológico incluindo a Prova de Rastreio através do antigénio Rosa – Bengala, Aglutinação Lenta. Prova da Fixação do Complemento para pesquisa da Brucelose animal, assim como a Prova de Rotina para pesquisa da Peripneumonia Contagiosa dos Bovinos e o Método do Bloqueio para pesquisa da Leucose Enzoótica Bovina. Também foi feito um levantamento da Tuberculose Humana no concelho estudado. Actualmente a situação do concelho está controlada, embora surja um ou outro caso de Tuberculose Bovina. A incidência da Peripneumonia é praticamente nula sendo a Leucose nula neste concelho. No que se refere à Brucelose a incidência é maior, tendo como principal causa a entrada de animais serologicamente positivos de outros concelhos, sobretudo vindo do interior do pais. Está-se ciente de que com uma acção contínua e persistente do ADS, poderá falar-se, num futuro próximo, em erradicação destas doenças.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17962TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1060
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ELI_VEN.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.