Influência de uma restrição alimentar pós-cobrição sobre a prolificidade em coelhas da estirpe Hyplus
Ficheiros
Data
1997
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente trabalho teve como objectivos o acompanhamento diário de uma exploração cunícula em todas as suas vertentes: produtivas, reprodutivas e higio-sanitárias e, através da revisão bibliográfica, o estudo de alguns aspectos produtivos, fisiológicos, reprodutivos, profilácticos e de maneio geral.
Os animais explorados são reprodutores da estirpe Hyplus. São provenientes da CENTROLAP - Centro de Produção de Reprodutores.
O sistema de maneio adoptado é o regime semi-intensivo.
A beneficiação das fêmeas é por monta natural.
O ensaio experimental realizado consiste em avaliar o efeito de uma restrição pós¬-cobrição, de cinco dias, sobre a prolificidade das fêmeas reprodutoras. As ninhadas foram acompanhadas desde o nascimento ao abate e foram registados alguns parâmetros produtivos.
Finalmente, foi efectuado um estudo económico de forma a avaliar a viabilidade económica da exploração, tendo-se constatado que por várias razões, e até ao momento do nosso estudo, a exploração não está a ser rentável.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17613TFCPAN.
Palavras-chave
Coelho , Produção
Citação
ALGARVIO, Eugénia Brites Nunes (1997) - Influência de uma restrição alimentar pós-cobrição sobre a prolificidade em coelhas da estirpe Hyplus. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.