Avaliação da prevalência da sarna sarcóptica dos suínos pelo método indirecto
Date
1997
Authors
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Abstract
O presente estudo decorreu entre 6 de Dezembro de 1995 e 22 de Julho de 1996, no matadouro da PEC BAL em Alcains.
Pretendia-se estudar a prevalência da sarna sarcóptica, ao nível do matadouro, avaliar a relação existente entre as lesões papulares e a sarna sarcóptica, assim como avaliar intrinsecamente o método de diagnóstico utilizado.
O estudo esteve dividido em duas fases: na primeira foram analisadas apenas as amostras negativas do método directo (prévio ao indirecto) chegando-se à conclusão que 5.8% das 1262 amostras analisadas foram consideradas positivas pelo método indirecto.
Na segunda fase foram analisadas todas as amostras recolhidas, num total de 683 suínos, e encontrou-se uma prevalência aparente de 21.2%.
Constatou-se uma relação entre as lesões papulares e a existência de sarna. De facto, um suíno com lesões escassas a generalizadas tem 4.38 vezes mais hipóteses de estar infestado com o ácaro da sarna, considerando apenas como com lesões os suínos que tinham graus de lesão 1, 2 e 3, estes têm 1.62 vezes mais probabilidades de estarem infestados que os animais sem lesões.
Verificou-se uma relação entre o estado de limpeza do pavilhão auricular e a existência de ácaros da sarna, de facto, em sumos com orelhas sujas existe 2.09 vezes mais hipóteses de encontrar o ácaro da sarna.
O teste revelou uma sensibilidade de 90.63% e uma especificidade de 100%. A prevalência real determinada foi de 23.4%.
Description
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17608TFCPAN.
Keywords
Suíno, Sarna
Citation
VALE, Vladimiro Alberto Alves (1997) - Avaliação da prevalência da sarna sarcóptica dos suínos pelo método indirecto. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.