Efeitos da utilização de diferentes processos de sementeira na cultura e valor nutritivo do Feijão Frade - Vigna unguiculata (L.) Walp
Ficheiros
Data
1997
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
Este trabalho foi realizado na Escola Superior Agrária de Castelo Branco, com o objectivo de estudar o comportamento do feijão frade Vigna unguiculata (L.) Walp e a viabilidade de se proceder à sua ensilagem quando submetido a diferentes métodos de sementeira: sementeira com mobilização mínima; sementeira a lanço; sementeira com semeador pneumático e sementeira com semeador Isidro. As sementes utilizadas foram das variedades regionais “Alcains” e “Lardosa”.
Do nosso estudo, concluímos que será vantajosa a utilização de semeadores nesta cultura, não só em termos de valor nutritivo como em termos de desenvolvimento das plantas.
Foram estudados no campo alguns parâmetros agronómicos tais como: data de emergência; percentagem de plantas germinadas; altura de inserção da 1ª vagem e produção de forragem. Semanalmente e durante 8 semanas, foram realizados cortes de igual quantidade de plantas, tendo sido transportadas ao laboratório de Nutrição Animal da ESA para serem posteriormente analisadas.
No final, realizou-se o corte do resto da cultura e procedeu-se à ensilagem da mesma. Após 30 dias, os silos foram abertos e retiraram-se amostras para serem analisadas em relação à composição química da silagem e alguns parâmetros fermentativos.
Ao longo do trabalho apresentamos e discutimos todos os resultados obtidos.
Descrição
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-17230TFCPAN.
Palavras-chave
Vigna unguiculata
Citação
PEREIRA, Isabel Maria Alves (1996) - Efeitos da utilização de diferentes processos de sementeira na cultura e valor nutritivo do Feijão Frade - Vigna unguiculata (L.) Walp. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.