Título: Acompanhamento de um núcleo de ovinos Merino da Beira Baixa explorado na função leite : ensaio comparativo entre a ordenha mecânica e manual
Autor: Mendes, Celia de Almeida
Palavras-chave: Ovino
Ordenha mecânica
Ordenha manual
Raça Merino da Beira Baixa
Data: 1996
Citação: MENDES, Celia de Almeida (1996) - Acompanhamento de um núcleo de ovinos Merino da Beira Baixa explorado na função leite : ensaio comparativo entre a ordenha mecânica e manual. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Animal.
Resumo: Num efectivo de ovinos Merino da Beira Baixa, realizou-se um estudo sobre os seus parâmetros reprodutivos e produtivos, e um ensaio sobre o comportamento produtivo das ovelhas perante quatro diferentes tipos de ordenha. Um total de 32 ovelhas foram distribuídas por 4 grupos. Em cada grupo de 8 animais incluíram-se ovelhas de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª lactações, em igual número, distribuídos pelos seguintes tratamentos: Grupo 1- Ordenha mecânica Grupo 2- Ordenha mecânica com repasse Grupo 3- Ordenha manual Grupo 4- Ordenha manual com repasse Cada 2 semanas, desde o início da ordenha, fizeram-se medições das suas produções de leite, dos tempos da duração da ordenha e realizaram-se análises laboratoriais ao leite (gordura, proteína, lactose, sólidos totais e sólidos não gordos). Não se observaram diferenças significativas na produção de leite e dos seus constituintes entre os diferentes grupos e diferentes lactações, e as maiores produções verificaram-se no grupo 2. Observaram-se diferenças altamente significativas (P<0,001) entre os tempos da duração da ordenha dos diferentes grupos. Em relação à curva de crescimento dos borregos, entre os 10 dias e os 30 dias de idade, obteve-se a seguinte equação de regressão Y=3,179 + 0,127 X.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-16830TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1018
Tipo de Documento: Tese
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_CEL_MEN.pdf3,09 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.