Title: Seguimento da maturação de uvas e vinificação de vinhos tintos e brancos DOC na Adega Cooperativa da Covilhã
Authors: Fonseca, Márcia Alexandra Dias da
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, José Pereira Ribeiro
Neves, Carlos Miguel Valente
Keywords: Adega Cooperativa da Covilhã
Vinhos DOC
Vinificação
Fermentação alcoólica
Issue Date: 2013
Citation: FONSECA, Márcia Alexandra Dias da (2013) - Seguimento da maturação de uvas e vinificação de vinhos tintos e brancos DOC na Adega Cooperativa da Covilhã. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: Este trabalho foi realizado em 2013 na Adega Cooperativa da Covilhã, produtora de vinhos DOC (denominação de origem controlada) e também de vinhos de mesa. Inicialmente foi feito o acompanhamento do teor de açúcar e acidez total em uvas das castas Síria, Fernão Pires, Fonte Cal, Touriga Nacional, Rufete, Tinta Roriz, Trincadeira, Jaen, com o intuito de prever as condições químicas em que as uvas chegariam à Adega, aquando da vindima. Posteriormente fez-se o acompanhamento da vinificação de vinhos DOC tinto e branco, englobando as operações antes, durante e após fermentação. Durante a fermentação alcoólica fez-se o controlo de temperatura e densidade, até atingir um valor estável de cerca de 995 g/L, ditando o fim da fermentação. O processo de vinificação foi acompanhado de análises físico-químicas com a finalidade de proceder a correções e/ou tratamentos necessários.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27764TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/576
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC_RES_MAR_FON.pdf119,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.