Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Barreiros, Alexandra Isabel Cruchinho | - |
dc.contributor.advisor | Ribeiros, Brígida Isabel Gonçalves | - |
dc.contributor.advisor | Peres, Paula Maria dos Santos | - |
dc.contributor.author | Clemente, Inês Henriques | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-04T18:08:01Z | - |
dc.date.available | 2019-11-04T18:08:01Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | CLEMENTE, Inês Henriques (2019) - “ESCaldernia” : coleção de malas e mochilas utilizando desperdícios da indústria de curtumes. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil. | pt_PT |
dc.identifier.uri | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3415 | - |
dc.description.abstract | O projeto apresentado tem como principal objetivo o aproveitamento de desperdícios da indústria de curtumes. Com estes materiais procede-se à realização de uma coleção cápsula de acessórios (malas e mochilas), com características específicas: peças andrógenas, que tanto homens como mulheres possam usar; peças sem estação, que podem ser usadas no inverno ou no verão, com frio ou com calor; e, por fim, peças com design exclusivo. Esta coleção tem como temáticas a sustentabilidade, o aproveitamento, o upcycling e a reutilização, para dar resposta ao objetivo, aproveitar os desperdícios das indústrias, e simultaneamente criar objetos úteis e funcionais onde arte e design se fundem. A arte e o design são conceitos que se completam e, neste projeto, são criadas peças de design cujos padrões são inspirados em dois artistas Alexander Calder e Mauritis Escher. Cada um destes artistas, com obras fascinantes e bastante diferentes, chega até ao público da mesma forma, na forma de arte. Inicia-se o estudo de modelos de malas, percebendo o que pode ser andrógeno e consensual, o que se adapta melhor ao que se pretende. Criam-se esboços, até chegar aos modelos finais. De seguida estudam-se as obras de Calder e Escher, obras complexas, com cor, com repetições e muitas formas, retirando as formas de Calder, as cores e repetições de Escher. Os padrões são escolhidos e fazem-se estudos de cor. As cores são escolhidas com base nas cores das obras interpretadas e na androgenia, apesar da limitação das cores do material (pele): preto, amarelo, cor-de-laranja e bege. A cor do tecido base é escolhida tendo em contas as paletas de cor de cada mala, sendo uma cor neutra e clara. São ainda tomadas decisões relacionadas com os aviamentos: a cor dos pespontos, o funcionamento do fecho, entre outras questões de funcionalidade. Após tomadas todas as decisões relacionadas com o design, há um tempo para a experimentação dos materiais, pois é necessário ajustar a máquina, com os tecidos e linhas, como são cosidos os pedaços de pele ao tecido de lona, se as linhas são de poliéster ou torçal. As fichas técnicas são feitas, reunindo todas as características e pormenores, bem como medidas e temáticas de confeção. Fichas técnicas feitas, os moldes são o próximo passo, após conclusão dos mesmos passa-se à prototipagem em pano cru, verifica-se e ajusta-se a peça, sem grandes alterações. Por fim são feitas as peças, com os materiais decididos, cores e padrões, a par das peças é também pensada a forma como as peças são apresentadas. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IPCB. ESART | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Reutilização | pt_PT |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_PT |
dc.subject | Upcycling | pt_PT |
dc.subject | Peças andrógenas | pt_PT |
dc.subject | Acessórios | pt_PT |
dc.title | “ESCaldernia” : coleção de malas e mochilas utilizando desperdícios da indústria de curtumes | pt_PT |
dc.type | report | pt_PT |
Aparece nas colecções: | ESART - Design de Moda e Têxtil |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Inês Clemente(15).pdf | 9,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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