Título: | “ESCaldernia” : coleção de malas e mochilas utilizando desperdícios da indústria de curtumes |
Autor: | Clemente, Inês Henriques |
metadata.dc.contributor.advisor: | Barreiros, Alexandra Isabel Cruchinho Ribeiros, Brígida Isabel Gonçalves Peres, Paula Maria dos Santos |
Palavras-chave: | Reutilização Sustentabilidade Upcycling Peças andrógenas Acessórios |
Data: | 2019 |
Editora: | IPCB. ESART |
Citação: | CLEMENTE, Inês Henriques (2019) - “ESCaldernia” : coleção de malas e mochilas utilizando desperdícios da indústria de curtumes. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Moda e Têxtil. |
Resumo: | O projeto apresentado tem como principal objetivo o aproveitamento de desperdícios da indústria de curtumes. Com estes materiais procede-se à realização de uma coleção cápsula de acessórios (malas e mochilas), com características específicas: peças andrógenas, que tanto homens como mulheres possam usar; peças sem estação, que podem ser usadas no inverno ou no verão, com frio ou com calor; e, por fim, peças com design exclusivo. Esta coleção tem como temáticas a sustentabilidade, o aproveitamento, o upcycling e a reutilização, para dar resposta ao objetivo, aproveitar os desperdícios das indústrias, e simultaneamente criar objetos úteis e funcionais onde arte e design se fundem. A arte e o design são conceitos que se completam e, neste projeto, são criadas peças de design cujos padrões são inspirados em dois artistas Alexander Calder e Mauritis Escher. Cada um destes artistas, com obras fascinantes e bastante diferentes, chega até ao público da mesma forma, na forma de arte. Inicia-se o estudo de modelos de malas, percebendo o que pode ser andrógeno e consensual, o que se adapta melhor ao que se pretende. Criam-se esboços, até chegar aos modelos finais. De seguida estudam-se as obras de Calder e Escher, obras complexas, com cor, com repetições e muitas formas, retirando as formas de Calder, as cores e repetições de Escher. Os padrões são escolhidos e fazem-se estudos de cor. As cores são escolhidas com base nas cores das obras interpretadas e na androgenia, apesar da limitação das cores do material (pele): preto, amarelo, cor-de-laranja e bege. A cor do tecido base é escolhida tendo em contas as paletas de cor de cada mala, sendo uma cor neutra e clara. São ainda tomadas decisões relacionadas com os aviamentos: a cor dos pespontos, o funcionamento do fecho, entre outras questões de funcionalidade. Após tomadas todas as decisões relacionadas com o design, há um tempo para a experimentação dos materiais, pois é necessário ajustar a máquina, com os tecidos e linhas, como são cosidos os pedaços de pele ao tecido de lona, se as linhas são de poliéster ou torçal. As fichas técnicas são feitas, reunindo todas as características e pormenores, bem como medidas e temáticas de confeção. Fichas técnicas feitas, os moldes são o próximo passo, após conclusão dos mesmos passa-se à prototipagem em pano cru, verifica-se e ajusta-se a peça, sem grandes alterações. Por fim são feitas as peças, com os materiais decididos, cores e padrões, a par das peças é também pensada a forma como as peças são apresentadas. |
URI: | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3415 |
Tipo de Documento: | Relatório |
Aparece nas colecções: | ESART - Design de Moda e Têxtil |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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