Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Manuel Vicente de Freitas-
dc.contributor.authorGodinho, Daniela Filipa Vítor-
dc.date.accessioned2015-09-18T14:31:46Z-
dc.date.available2015-09-18T14:31:46Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGODINHO, Daniela Filipa Vítor (2014) - Proposta de um novo produto a uma empresa de laticínios : queijo curado com orégãos. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.-
dc.identifier.urihttps://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2688-
dc.descriptionRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar.en_US
dc.descriptionDisponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28507TFCEBA.-
dc.description.abstractEste trabalho pretende descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular para a conclusão do curso de Engenharia Biológica e Alimentar, que decorreu na unidade de produção Sotonisa - Sociedade de Laticínios Lda. e na empresa Aquimisa - Soluções em Segurança Alimentar. O presente trabalho teve como principal objetivo propor à empresa Sotonisa um novo produto, queijo com orégãos. Para tal, definiu-se o processo de fabrico do queijo, com aprovação do fluxograma e uma avaliação sensorial (prova de consumidores) realizada após 61 dias de cura. A avaliação do produto foi realizada através de inquéritos, onde foram convidadas 50 pessoas não treinadas. Foram colocadas ao dispor duas amostras, a amostra A com uma quantidade de orégãos de 0,3 g por queijo e a amostra B, com uma quantidade de 0,7 g por queijo. Após a análise do estudo, os consumidores mostraram preferência pela amostra A (68% face a 32%). Na análise por atributos, verificou-se existir algumas alterações em relação ao sabor, a textura, a cor e ao odor, enquanto na aparência não houve grandes alterações. Em relação à análise por idade, concluiu-se que os jovens apreciam mais a amostra que tem mais orégãos (amostra B), enquanto as pessoas de mais idade preferem um produto que contem menos orégãos. Também se constatou que este produto inovador será uma eventual proposta para o mercado, uma vez que 50% dos inquiridos considerou comprar o produto e apenas 8% afirmou que não o comprava.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.publisherIPCB. ESAen_US
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectQueijo curadoen_US
dc.subjectOrégãosen_US
dc.subjectProva de consumidoresen_US
dc.titleProposta de um novo produto a uma empresa de lacticínios : queijo curado com orégãosen_US
dc.typereporten_US
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

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