Título: Aplicação de um Sistema de Informação Geográfica na definição de áreas prioritárias para a fauna do Biótopo CORINE Moura/Barrancos
Autor: Grilo, Olga Maria Nobre
metadata.dc.contributor.advisor: Ramalho, Maria do Rosário
Fidalgo, Lília
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica
Biótopo CORINE
Conservação da natureza
Data: 1998
Citação: GRILO, Olga Maria Nobre (1998) - Aplicação de um Sistema de Informação Geográfica na definição de áreas prioritárias para a fauna do Biótopo CORINE Moura/Barrancos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Uma das principais causas de decréscimo da biodiversidade tem sido a destruição dos habitats de algumas espécies importantes pela sua raridade. A destruição desses habitats, fica por vezes a dever-se à alteração das práticas agrícolas, uma vez que o uso que se faz do solo, condiciona directamente a presença ou ausência dos indivíduos. As áreas que constituem habitats para as espécies prioritárias, merecem portanto uma especial atenção e ser sujeita a medidas de gestão que visem a sua protecção e conservação. Este estágio consistiu na aplicação de um Sistema de Informação Geográfica no zonamento de uma área, tendo em vista a conservação da sua riqueza faunística, particularmente no que diz respeito às espécies prioritárias em termos de conservação. Para tal, utilizou-se uma metodologia que permitiu estimar a distribuição dos habitats potenciais de espécies de vertebrados com estatuto legal de protecção e definir áreas nas quais devem prioritariamente, ser implementadas as medidas de gestão. Como resultado, delimitou-se um conjunto de zonas, que constituem uma aproximação à delimitação de áreas prioritárias para a conservação.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20468TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/861
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_OLG_GRI.pdf860,98 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.