Title: Queijarias tradicionais da Região Demarcada do Queijo Rabaçal: levantamento, caracterização e estudos de viabilidade de reconversão com vista ao licenciamento industrial na Classe D
Authors: Domingos, João Paulo Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Azevedo, Helena
Carreiro, Filipe Alberto Marques da Silva
Keywords: Queijo
Queijaria
Licenciamento
Issue Date: 2000
Citation: DOMINGOS, João Paulo Rodrigues (2000) - Queijarias tradicionais da Região Demarcada do Queijo Rabaçal : levantamento, caracterização e estudos de viabilidade de reconversão com vista ao licenciamento industrial na Classe D. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural.
Abstract: O presente trabalho teve como objectivo, a caracterização das condições de fabrico e análise, na expectativa de reconversão do licenciamento das queijarias na Classe D, da zona Demarcada do Queijo Rabaçal. Para o efeito realizou-se um inquérito a 31 queijarias a partir de uma listagem de todos produtores de ovinos e/ou caprinos do Maciço de Sicá. Após a análise dos dados recolhidos pode-se constatar que: • a grande maioria das queijarias encontram-se localizadas no seio das restantes construções e não dispõem da totalidade das dependências exigidas pela legislação em vigor; • a maioria dos produtores procede à cura do queijo; • a quase totalidade das queijarias possui iluminação natural e eléctrica; • 55,6 % das queijarias são abastecidas por água proveniente da rede pública; • cerca de 44,4 % não dispõem de um recipiente destinado à recolha de lixo sólido; • a grande maioria das queijarias, não dispõe de qualquer tipo de escoamento de águas de lavagem; • existem ainda 44,4 % que não dispõem de protecção contra insectos; • apenas 16,7 % dos produtores inquiridos utilizam vestuário adequado. Da análise dos dados recolhidos procurámos evidenciar os aspectos que terão que ser observados na reconversão das ‘Queijarias Tradicionais” do Queijo Rabaçal, de forma a satisfazerem as exigências que a legislação em vigor impõe.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21412TFCER.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/766
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Rural

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_JOA_DOM.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.