Título: Estudo, monitorização e avaliação das E.T.A. e E.T.A.R. do concelho de Esposende
Autor: Figueiredo, Sandra Isabel Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria do Carmo Simões Mendonça Horta
Roger, Alexandra Susana Abreu de Faria Carvalho
Palavras-chave: Abastecimento de água
Águas residuais
E.T.A.
E.T.A.R.
Data: 1998
Editora: IPCB. ESA
Citação: FIGUEIREDO, Sandra Isabel Mendes (1998) - Estudo, monitorização e avaliação das E.T.A. e E.T.A.R. do concelho de Esposende. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: O objectivo deste trabalho foi o estudo, monitorização e avaliação das E.T.A. (Estações de Tratamento de Águas) e E.T.A.R. (Estações de Tratamento de Águas Residuais) do Concelho de Esposende. Uma breve referência à água como um recurso sustentável e aos problemas causados pela poluição. Neste relatório tentámos descrever todas as actividades desenvolvidas pelos Serviços Municipalizados de Esposende, relacionados com o assunto presente, bem como os métodos de funcionamento da E.T.A. do Marachão e das E.T.A.R. de Esposende, Apúlia e Marinhas. Foi efectuado um levantamento dos métodos estatísticos e analíticos aplicáveis sendo usados para quantificar e classificar as propriedades da água. Estudámos ainda os processos e equipamentos usados na E.T.A. e nas E.T.A.R. do concelho, com o objectivo de quantificar a sua eficiência nos tratamentos da água. Um estudo estatístico, tendo como base o número de consumidores na região foi elaborado e os resultados foram interligados com os requisitos legais em termos de periodicidade de amostragem. Finalmente avaliámos os resultados analíticos e estatísticos (quer provenientes das captações do Marachão, Antas e Bouro, bem como, das E.T.A.R. de Esposende, Apúlia e Marinhas), comparando-os com os valores impostos pela lei.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18912TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/720
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_SAN_FIG.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.