Título: Avaliação do estado nutricional de indivíduos portadores de deficiência mental da APPACDM de Castelo Branco - Sertã
Autor: Santos, Márcia Catarina Pedro dos
metadata.dc.contributor.advisor: Carneiro, João Paulo Baptista
João, Dina Raquel Fernandes
Palavras-chave: Deficiência mental
Avaliação nutricional
Antropometria
Composição corporal
HACCP
APPACDM
Data: 2013
Editora: IPCB. ESA
Citação: SANTOS, Márcia Catarina Pedro dos (2013) - Avaliação do estado nutricional de indivíduos portadores de deficiência mental da APPACDM de Castelo Branco - Sertã. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar.
Resumo: Os portadores de deficiência mental podem ser considerados um grupo de risco, em relação a doenças crónicas como a obesidade e a diabetes, pois os portadores de deficiência mental têm maior dificuldade em perceber que as atitudes que têm hoje influenciam a sua vida. Contudo, a avaliação nutricional desta população ainda é pouco estudada, não tendo sido encontrados estudos sobre este tema O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar o estado nutricional dos utentes com deficiência mental da APPACDM Castelo Branco Sertã. A avaliação do estado nutricional fez-se através da avaliação antropométrica, onde foi avaliado o IMC e o perímetro da cintura, e da composição corporal (% de massa gorda e % de água corporal, através da bioimpedância). Para além da avaliação antropométrica realizaram-se outras atividades, tais como a monitorização do plano de HACCP implementado na instituição e a avaliação de ementas. Foram avaliados 17 indivíduos adultos com deficiência mental dos quais 35,3% são do género feminino com idade média de 38,4±12,5 anos e 64,7% são do género masculino e possuem uma idade média de 34,18±9,4 anos os quais apresentaram um IMC médio de 29,3±9Kg/m2 (22,21-55,47), ou seja, correspondente a excesso de peso e, logo, indicador, que a grande parte dos indivíduos apresenta excesso de peso. Em relação ao perímetro da cintura a maioria da população apresentou risco elevado ou muito elevado, sendo que todas as mulheres estudadas apresentaram risco muito elevado. Os resultados da bioimpedância, mostram que a maioria dos indivíduos do estudo tem uma percentagem de massa gorda elevada ou considerada obesidade. Em relação à percentagem de água no organismo, os indivíduos do estudo apresentaram uma percentagem de água corporal equilibrada. Considerando todos os resultados recolhidos, pode-se afirmar que a amostra em estudo apresentou maioritariamente um quadro de sobrepeso e com risco de complicações metabólicas, o que demonstra a necessidade de intervenção de um profissional de nutrição na promoção da saúde e na prevenção da doença O plano de HACCP é cumprido de acordo com o estabelecido, existindo, contudo, algumas falhas, nomeadamente em relação os pré-requisitos. Em relação a avaliação de ementas verifica-se que, aos almoços, os valores estão mais afastados do recomendado. Dos componentes avaliados, as proteínas são dos macronutrientes em que os valores estão mais longe do valor desejável.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27747TFCNHQA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/627
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Nutrição Humana e Qualidade Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TFC_RES_MAR_SAN.pdf138,27 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.