Title: Estudo HACCP numa adega
Authors: Mendes, Madalena Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Martins, João
Keywords: Segurança Alimentar
PCC
Vinho
Limite Crítico
Issue Date: 2008
Publisher: IPCB. ESA
Citation: MENDES, Madalena Silva (2008) - Estudo HACCP numa adega. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: O objectivo deste trabalho consistiu na implementação de um sistema HACCP numa adega particular, aplicado à produção de vinho tinto. O sistema HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points) aplicado a uma adega consiste numa abordagem sistemática e estruturada de identificação de perigos e da probabilidade da sua ocorrência em todas as etapas da produção de vinho, definindo medidas para o seu controlo. Sem se basear unicamente na verificação do produto final, este é, portanto, um sistema preventivo que visa evitar potenciais riscos para a saúde do consumidor. Da aplicação do sistema HACCP resultou a identificação de quatro Pontos Críticos de Controlo (PCC’s) nas etapas de recepção das uvas, fermentação alcoólica/malolática, sulfitagem do vinho e engarrafamento. Após a referida identificação e descrição dos perigos procedeu-se ao estabelecimento dos limites críticos para os respectivos PCC’s, aos procedimentos de monitorização, às acções correctivas e aos procedimentos de verificação.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25912TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/605
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_MAD_MEN.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.