Title: Intervenção ASAE em segurança alimentar
Authors: Martins, João Carlos Afonso
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Ferreira, Armando Mateus
Lourenço, Márcio
Keywords: Segurança alimentar
Fiscalização
Restauração
Boas Práticas
HACCP
Issue Date: 2007
Publisher: IPCB. ESA
Citation: MARTINS, João Carlos Afonso (2007) - Intervenção ASAE em segurança alimentar. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: A segurança alimentar é um dos temas que vai estar em foco neste trabalho, com o objectivo de garantir e melhorar a qualidade dos géneros alimentícios ao longo da cadeia alimentar. O presente trabalho apresenta o balanço da actividade de fiscalização e inspecção da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), na sua Delegação de Castelo Branco, junto dos vários Operadores Económicos do sector alimentar - Produtores/Indústrias, Importadores/Distribuidores, Armazenistas, Retalhistas e Prestadores de Serviços, de Janeiro a Junho de 2007. Da análise dos resultados destacamos como Operador Económico mais fiscalizado, os Prestadores de Serviços (Estabelecimentos de Restauração e Bebidas), constituindo 53% das inspecções realizadas. A partir das acções de fiscalização efectuadas apresentam-se as principais deficiências encontradas neste tipo de estabelecimentos, subdivididas em: estruturais, técnico-funcionais e higio-sanitárias. Verificou-se que, 56% apresentam deficiências na área de confecção, 20 % na área de armazenagem e 15% na área de distribuição, sendo a ausência de HACCP a principal infracção verificada.
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25757TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/601
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_JOA_MAR.pdf973,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.