Title: Degradação de corantes AZO pela degradação da bactéria Pseudomonas putida MET 94
Authors: Pimenta, Ana Catarina Mendes
metadata.dc.contributor.advisor: Anjos, Ofélia Maria Serralha dos
Martins, Lígia
Keywords: Corante azo
Sudan Orange G
Degradação
Pseudomonas putida
Issue Date: 2007
Publisher: IPCB. ESA
Citation: PIMENTA, Ana Catarina Mendes (2007) - Degradação de corantes AZO pela degradação da bactéria Pseudomonas putida MET 94. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: Uma grande percentagem de corantes utilizados na indústria têxtil é libertada nos efluentes industriais. Sendo os tratamentos convencionais para a sua remoção difíceis, procura-se alternativamente encontrar uma aproximação biotecnológica a estes. Investigou-se a capacidade da bactéria Pseudomonas putida MET 94 na degradação de corantes da indústria têxtil e caracterizou-se o crescimento da estirpe em condições aeróbias e anaeróbias, na ausência e presença do corante azo, Sudan Orange G (SOG), sendo o crescimento anaeróbio bastante mais lento e com maior capacidade degradativa (80%) do que em aerobiose (31%). Na degradação do corante com células inteiras, estudou-se o efeito de alguns parâmetros (p.e. concentração celular, pH, temperatura, cinética e adição do mediador), sendo as condições óptimas de degradação em anaerobiose a pH 8,0, 30°C e 50µM. Na presença de mediador antraquinone-2-sulfonate, AQS, verifica-se um aumento da velocidade com a concentração. Por HPLC, comparou-se a percentagem e velocidade de descoloração para as condições óptimas, verificando-se a redução de 100% do pico de corante para uma velocidade de 0, 1 8 nmol/min.mL e observando-se a formação de novos produtos. Estudaram-se ainda alguns parâmetros do sistema enzimático envolvido com extractos celulares, fracção membranar e solúvel: concentração de proteína, pH, efeito do mediador e cofactores (NAD, NADP, FAD e FMN).
Description: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25695TFCBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/600
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_ANA_PIM.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.