Título: Formação em higiene e segurança alimentar : uma prioridade na implementação de sistemas HACCP
Autor: Gramaça, Ana Isabel Nunes
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Rui
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Sistema HACCP
Higiene e segurança alimentar
Higiene pessoal
Higiene das instalações
Equipamentos e utensílios
Higiene alimentar
Data: 2007
Editora: IPCB. ESA
Citação: GRAMAÇA, Ana Isabel Nunes (2007) - Formação em higiene e segurança alimentar : uma prioridade na implementação de sistemas HACCP. Castelo Branco : ESA. IPCB. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Resumo: É feita uma abordagem ao HACCP. como sendo um Sistema de Gestão da Qualidade. Foram descritos os seus pré-requisitos, assim como toda a envolvente legal. Foi comentada a necessidade e obrigatoriedade da formação em Higiene e Segurança Alimentar na implementação de Sistemas HACCP. Efectuou-se, ainda, uma análise sobre a percentagem de estabelecimentos da restauração, que garantem a formação em Higiene e Segurança Alimentar de todas as pessoas afectas ao estabelecimento, a nível nacional. Foram explicadas as orientações definidas para organizar as sessões de formação, e abordado o conteúdo de exposição oral e em diapositivos, da informação fornecida nas acções de formação do módulo de Higiene Alimentar, Higiene das Instalações, Equipamentos e Utensílios. Higiene Alimentar e Sistema HACCP. Identificaram-se os documentos entregues aos formandos, de modo a sustentar algumas das regras transmitidas. Por fim, foram descritos os métodos de avaliação final dos formandos, para averiguar da eficácia da formação.
Descrição: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Biológica e Alimentar, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25687TFCBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/594
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_ANA_GRA.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.