Title: Identificação de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum, L.) com utilização de marcadores moleculares do tipo microssatélites
Authors: Henriques, Nuno Filipe Domingues
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Keywords: Extracção de DNA
Microssatélites
PCR (Reacção em Cadeia da Polimerase)
Eletroforese
Issue Date: 2011
Publisher: IPCB. ESA
Citation: HENRIQUES, Nuno Filipe Domingues (2011) - Identificação de cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum, L.) com utilização de marcadores moleculares do tipo microssatélites. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica Alimentar.
Abstract: Neste trabalho pretendeu-se fazer a identificação de 20 cultivares de ervilha proteaginosa (Pisum sativum L.), inscritas no catálogo comunitário de variedades, através de marcadores moleculares do tipo microssatélites. Após extracção de DNA, foram analisados 7 diferentes loci. Após amplificação por PCR, os fragmentos resultantes foram separados em gel de agarose MS-8 a 3,5% (w/v) em tampão TBE, 90 V/h, com coloração com brometo de etídio. Os géis foram analisados pela presença/ ausência de bandas e construção de tabela com código binário. Para cada locus foi calculado o valor PIC. Os dados foram processados com o software estatístico NTSYS-pc, com utilização do módulo SIMQUAL e coeficiente de similaridade de Jaccard, seguido de análise de cluster UPGMA. Um dos loci estudados era monomórfico. Da análise de 6 loci polimórficos foi possível fazer a distinção de quase todas as cultivares estudadas. Os loci mais informativos foram AB53 e AD61. O dendrograma UPGMA revela dois grupos principais. No segundo grupo, a cultivar Grisel aparece isolada, geneticamente afastada das restantes. Verificou-se um baixo número de loci heterozigóticos o que é consentâneo com a natureza autogâmica da espécie.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27228TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/382
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC_RES_NUN_HEN.pdf146,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.