Title: Implementação de HACCP numa padaria e pastelaria
Authors: Silveira, Elisa Raquel Bizarro
metadata.dc.contributor.advisor: Reis, Carlos Manuel Gaspar dos
Rocha, Tânia
Keywords: Plano de HACCP
Boas práticas de higiene e segurança
Segurança alimentar
Issue Date: 2015
Publisher: IPCB. ESA
Citation: SILVEIRA; Elisa Raquel Bizarro (2015) - Implementação de HACCP numa padaria e pastelaria. Castelo Branco. IPCB. ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológica e Alimentar.
Abstract: Neste trabalho são descritas as atividades realizadas na empresa NOVAMBIAL, durante um período de três meses, no âmbito do estágio curricular para a conclusão do curso de licenciatura em Engenharia Biológica e Alimentar da ESACB. O estágio curricular abrangeu a área alimentar, mais especificamente a implementação de HACCP numa padaria/pastelaria, podendo também aplicar-se a cafés, restaurantes, talhos e lares. Foi realizada a visita a uma padaria/pastelaria para a realização do plano HACCP, onde se procedeu à realização de auditorias, organização de dossiers relativos ao sistema HACCP, determinação dos pontos críticos de controlo (PCC’s) e a revisão do sistema HACCP (Hazard Analysis of Critical Control Points). Aprofundou-se um pouco o estudo sobre o sistema HACCP, definindo os vários parâmetros nele englobados, como é o caso dos sete princípios de HACCP, boas práticas de higiene, receção de matérias-primas, entre outros processos que serão enunciados ao longo do trabalho. Não foram encontradas falhas graves na unidade visitada, mas foram indicadas algumas recomendações de melhoria, a fim de cumprir a exigência da qualidade.
Description: Relatório do trabalho de fim de curso de Engenharia Biológica e Alimentar apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-28704TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2981
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_ELI_SIL.pdf231,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.