Title: Contribuição para o estudo de três cultivares de oliveira (Olea europaea L.)
Authors: Guedes, Catarina Susana Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: Peres, Maria de Fátima Pratas
Simões, Maria Paula Albuquerque Figueiredo
Keywords: Olea europaea
Azeite
Issue Date: 1999
Publisher: IPCB. ESA
Citation: GUEDES, Catarina Susana Macedo (1999) - Contribuição para o estudo de três cultivares de oliveira (Olea europaea L.). Castelo Branco. IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Abstract: O presente trabalho compreende um estudo comparativo entre três cultivares de Oliveira durante o período de maturação, campanha de 1997/98. O objectivo principal foi registar a evolução que se verificou tanto nos frutos como no azeite no período compreendido entre 13 de Outubro e 10 de Novembro, tendo por base urna periodicidade semanal de amostragem. Os parâmetros avaliados nos frutos foram índice de maturação, peso de 100 frutos, humidade e gordura. Nos azeites foram avaliados índice de peróxidos, acidez, ácidos gordos componentes e absorvências K270 e K232. Dos resultados alcançados, destaca-se no que respeita aos parâmetros biométricos o máximo tamanho dos frutos da cultivar Bical de Castelo Branco e a pequena dimensão da Galega vulgar, com uma relação polpa/caroço muito baixa para esta última cultivar. No que respeita aos azeites elementares. A Galega vulgar é bastante mais rica em ácido oleico. A acidez é muito elevada devido às condições climáticas que ocorreram (precipitações muito elevadas). A determinação do índice de maturação e sua evolução como outros parâmetros de qualidade parece ser essencial para a obtenção de azeites de qualidade.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19748TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2826
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
19748.pdf777,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.