Título: Efeito da pré-secagem e do ácido fórmico na qualidade de silagens de aveia e tremocilha
Autor: Costa, Alexandrina P.A.G.
Palavras-chave: Alimento para animais
Tremocilha
Data: 1987
Editora: IPCB. ESA
Citação: COSTA, Alexandrina P.A.G. (1987) - Efeito da pré-secagem e do ácido fórmico na qualidade de silagens de aveia e tremocilha. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Animal.
Resumo: Se até há alguns anos a produção pecuária no nosso País assentava essencialmente nos pastos naturais (pousios, lameiros, terras incultas) e na palha de cereais, a intensificação da produção animal baseada na crescente procura de produtos animais por um mercado cada vez mais exigente, levou à produção de pastagens e forragens duma forma mais ordenada do que até então, mas mesmo assim com atraso em relação aos outros países da Europa. Se a luzerna e o bersim são cultivados desde a Antiguidade a nível mundial, a preocupação pela cultura de outras ervas surge na segunda metade do século XIX (Crespo, 1975). No entanto, em Portugal a divulgação dá-se principalmente a partir de 1965, sobretudo em pastagens de sequeiro onde se admite que nos dez anos seguintes se estabeleceram, só no Alentejo, 40 000 ha destes prados (Crespo, 1975). O aumento das áreas semeadas de pastagens e forragens talvez tenha iniciado uma nova fase na agricultura portuguesa. A pecuária deve ser desenvolvida no aspecto quantitativo e qualitativo, de molde a eliminar os défices alimentares característicos das zonas mediterrânicas, nomeadamente a nível dos cereais e oleaginosas. Estes défices têm originado uma distorção na intensificação da produção animal, com consequências de abate de animais magros ou demasiadamente jovens, ou da engorda dos animais com cereais importados.
Descrição: Relatório de Estágio do curso de Produção Animal, apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-6752TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2718
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Produção Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6752.pdf852,86 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.