Título: Diagnóstico sorológico da brucelose em pequenos ruminantes
Autor: Garcia, Maria Estela Saraiva
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Doenças de animais
Brucelose
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: GARCIA, Maria Estela Saraiva (2002) - Diagnóstico sorológico da brucelose em pequenos ruminantes. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: Foi feito um estudo sobre a sensibilidade e especificidade das provas serológicas Rosa de Bengala (R.B.) e Fixação do Complemento (F.C.), aplicadas no âmbito do Programa de Erradicação da Brucelose nos Pequenos Ruminantes. Não foram conclusivos os resultados obtidos em relação à especificidade das provas. A sensibilidade das provas foram elevadas, de 98,89 % e 97,78 %, respectivamente, para o R.B. e F.C.. O teste Kappa não registou concordância entre as provas serológicas aplicadas, mesmo entre à mesma prova aplicada a soros de sangues colhidos nos animais na exploração de origem e a soros de sangues colhidos no Matadouro. Nestes, o R.B. apresentou uma sensibilidade de 96,77 % e a F.C. de 87,10 %. No entanto, face aos resultados da bacteriologia, os Valores Preditos Positivos foram baixos. Foram feitas, no matadouro, colheitas de órgãos a 250 animais, cujo resultado sorológico, indiciava a suspeita de brucelose. O isolamento bacteriano foi obtido em 90 animais (36 %), com predominância da Brucella melitensis biovar 3 (95,56 %) sobre o biovar 1. O isolamento foi obtido nas vísceras (59,42%), nos gânglios (37,68 %) e nos úteros (13,04 %) amostrados. O isolamento foi feito em rebanhos de todos os estatutos sanitários.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23501TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2570
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
23501.pdf1,09 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.