Título: Implementação de um sistema de autocontrolo (HACCP) numa linha de abate de frangos
Autor: Guerreiro, Patrícia Isabel Vargas
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, Margarida
Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: HACCP
Aves
Matadouro
Data: 2003
Editora: IPCB. ESA
Citação: GUERREIRO, Patrícia Isabel Vargas (2003) - Implementação de um sistema de autocontrolo (HACCP) numa linha de abate de frangos. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Resumo: O presente trabalho prático foi realizado na empresa AviboM Avícola. SA. e teve como objectivo fazer o acompanhamento de todo o processo de abate numa linha de frango. As operações de rotina do abate, são o principal foco de interesse deste trabalho, uma vez que estas podem influenciar a qualidade do produto final (frango fresco). Como é o caso do escaldão, depena e evisceração, devido ao alto poder de contaminação microbiológica que as carcaças podem sofrer nestas etapas do abate. Para que o produto final se apresente com qualidade é feito um controlo da qualidade baseada no sistema HACCP - Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, tendo este uma abordagem sistemática para a prevenção e controlo de perigos potenciais na indústria alimentar. Funciona como ferramenta de identificação e análise de pontos críticos nas diferentes fases dos processos, permitindo ao mesmo tempo estabelecer os meios necessários para controlar esses pontos e aplicar uma monitorização Proactiva (preventiva) em vez de Reactiva (correctiva).
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-24176TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/2563
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
24176.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.