Title: La régulation des gènes de l'horloge circadienne intestinale par les nutriments : modélisation sur une lignée cellulaire de carcinome colique
Authors: Pintado, Jéssica de Matos
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Kaeffer, M. Bertrand
Keywords: Caco-2
PERIOD1
Sincronização
Butirato
Issue Date: 2005
Citation: PINTADO, Jéssica de Matos 82005) - La régulation des gènes de l'horloge circadienne intestinale par les nutriments : modélisation sur une lignée celluleire de carcinome colique. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal.
Abstract: Este estudo foi realizado na UFDNH do centro INRA de Nantes (França), de Março a Agosto de 2005. Foi efectuado sobre células Caco-2, sobre as quais tentamos ver se a glucose e o butirato podiam regular a expressão dos genes do relógio circadiano intestinal humano. O seguimento da expressão do factor de resposta ao soro sobre 18h por imunodetecção por epifluorescência confirmou o facto de se tratar de um factor de entrada do relógio. A imunodetecção por epifluorescência sobre 2h, 18h e sobre 48h (com um intervalo de 6h) da expressão oscilatória de PERIOD1 apoia a ideia segundo a qual Period1 é um gene da resposta imediata, mas também um gene importante para o relógio. Além disso, foram testados quatro meios de cultura diferentes (DMEM 10% FCS, 25mM D-glucose, 1 mM butirato e sem glucose nem butirato) para ver se têm um efeito sobre a expressão de PERIOD1. Observamos que um meio suplementado em butirato era um sincronizador eficaz relativamente aos outros meios, e que a concentração de butirato (0,5, 1 e 2 mM) que permanece nos sobrenadantes de monocamadas de células Caco-2 foi reduzida significativamente sobre mais de 50h em relação aos sobrenadantes incubados em placas sem células (ANOVA em triplo, 5% de significância). Esses dados sugerem que o butirato poderia ser consumido pelas células Caco-2.
Description: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Animal.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25083TFCPAN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1966
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo Animal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25083 (2).pdf1,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.