Title: Identificação de possíveis contaminantes químicos na cerveja provenientes de detergentes utilizados na higienização
Authors: Grego, Duarte
metadata.dc.contributor.advisor: Pereira, Maria de Jesus
Henriques, Luís Fernando Regalheiro
Keywords: Cerveja
Detergente
Contaminante
Análise sensorial
Prova organoléptica
Issue Date: 2008
Publisher: IPCB. ESA
Citation: GREGO, Duarte (2008) - Identificação de possíveis contaminantes químicos na cerveja provenientes de detergentes utilizados na higienização. Castelo Branco : IPCB: ESA. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Biológia Alimentar.
Abstract: O presente documento constitui o trabalho de fim do curso de Engenharia Biológica e Alimentar que resulta de um estágio desenvolvido na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas S.A. Com este estágio pretendeu-se desenvolver um método, que em caso de acidente identifique facilmente os possíveis contaminantes químicos na cerveja que provenham dos detergentes utilizados na higienização. Foi feito um estudo de todos os produtos usados na SCC, e avaliado qual o potencial risco de cada um. Os produtos definidos como perigosos, foram passíveis de uma análise pormenorizada. Uma vez que seria impossível usar o HPLC a Análise Sensorial esteve na base do estudo feito aos produtos seleccionados. Para cada produto foi realizada uma prova organoléptica, e em cada prova foram avaliadas várias amostras. Estas amostras continham diferentes concentrações de produto adicionadas a cerveja. No final do trabalho elaborou-se um método que permite verificar em caso de acidente qual o produto responsável pela contaminação.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26001TFCEBA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/183
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Biológica e Alimentar

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TFC_RES_DUA_GRE.pdf60,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.