Title: Caracterização sócio-económica e identificação de necessidades dos agricultores na área de influência da Agrotejo - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo
Authors: Mendes, Helena Isabel Figueiredo
metadata.dc.contributor.advisor: Ramalho, Maria José Santos
Marques, Clara Sofia
Marques, Clara Sofia
Keywords: Emparcelamento rural
Associativismo
Reestruturação fundiária
Issue Date: 1999
Citation: MENDES, Helena Isabel Figueiredo (1999) - Caracterização sócio-económica e identificação de necessidades dos agricultores na área de influência da Agrotejo - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Abstract: O presente trabalho tem como principais objectivos identificar as necessidades dos agricultores na zona de influência da AGROTEJO - União Agrícola do Norte do Vale do Tejo e delinear soluções e recomendações para os mesmos. Para a avaliar a situação foi efectuada uma caracterização socio-económica do sector Agrícola na zona de influência da AGROTEJO. Esta caracterização foi possível mediante o acompanhamento e participação activa no trabalho desenvolvido por esta Associação de Agricultores. Para além das múltiplas funções de apoio aos agricultores, esta Associação tem a cargo Projectos de Emparcelamento Rural Integrado, uma vez que, conforme foi por nós constatado e anteriormente identificado pela AGROTEJO, o Ordenamento Fundiário apresenta-se como solução para os muitos estrangulamentos existentes ao nível da estrutura predial e da sua influência no desenvolvimento sócio-económico da população agrícola. Para além das necessidades dos agricultores já referidas, este estudo apresenta também identificação de novas necessidades decorrentes inclusivamente da futura implantação destes projectos, bem como algumas externalidades daí decorrentes. Com base nos resultados obtidos foram elaboradas algumas conclusões e sugestões, as quais esperamos humildemente que contribuam em prol do desenvolvimento da região.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20140TFCPAG ; C30-26686TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/1788
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia de Produção Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20140 (2).pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.