Título: Relatório sobre as atividades desenvolvidas no Laboratório de Parasitologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Autor: Barrocas, Inês Raquel Cristo
metadata.dc.contributor.advisor: Martins, Manuel Vicente de Freitas
Palavras-chave: Parasitologia
Ovos
Análises
Amostras
Fezes
Data: 2021
Editora: IPCB. ESA
Citação: BARROCAS, Inês Raquel Cristo (2021) -Relatório sobre as atividades desenvolvidas no Laboratório de Parasitologia da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. 1 CD- ROM. Relatório de Estágio do Curso de Técnico Superior Profissional em Análises Químicas e Biológicas.
Resumo: A formação em contexto de trabalho para a finalização do Curso Técnico Superior Profissional em Análises Químicas e Biológicas decorreu, essencialmente, no Laboratório de Parasitologia, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Teve início no dia 8 de fevereiro de 2021 e finalizou no dia 2 de julho do mesmo ano. O estágio teve como objetivo adquirir novos conhecimentos na área da parasitologia, através da realização de metodologias e técnicas laboratoriais de rotina. Neste contexto, salienta-se, a preparação de soluções, esterilização e inativação de material, colheita e conservação de amostras, execução de técnicas de diagnóstico parasitário, técnicas coprológicas, hematológicas, sorológicas e ainda histológicas, e por fim, procedimentos de eliminação de resíduos. Ao longo dos cinco meses, foram analisadas amostras de várias espécies animais de produção, animais de companhia e animais selvagens. Foram colhidas e analisadas amostras distintas tais como, fezes, sangues, pêlos, citologias cutâneas auriculares e parasitas adultos (Género Toxocara) e ainda, amostras de pastagem, das camas dos animais, do solo e uma amostra de água superficial. Foram observados ovos de parasitas (Nematodirus, Strongyloides, Trichuris, Capillaria, Toxocara, Trichostrongylus, Ostertagia, Chabertia, Ascaris, OEsophagostomum, Moniezia, Diphylidium, Eimeria), L1 (Muellerius e Protostrongylus), L3 (Cooperia, Ostertagia, OEsophagostumum, Trichostrongylus, Haemonchus, Alfortia, Cyathostoma, Delafondia), hemoparasitas, (microfilárias, gametócitos de Hepatozoon spp., Babesia canis, e ainda nas aves, Leucocytozoon) e ácaros (Psoroptes e Damalinia).
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29450CTSPAQB.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/4066
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:CTeSP - Análises Químicas e Biológicas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inês Raquel Cristo Barrocas_29450CTSPAQB.pdf245,63 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons