Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luís Miguel Marques | - |
dc.contributor.author | Gomes, Adriano Marinheiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-20T23:39:51Z | - |
dc.date.available | 2019-02-20T23:39:51Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Adriano Marinheiro (2018) - Fonte tipográfica como ferramenta na aprendizagem da leitura e da escrita em pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual. | pt_PT |
dc.identifier.uri | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3321 | - |
dc.description.abstract | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Trabalho de Projeto do Curso de Design da Comunicação e Produção Audiovisual e apresenta uma investigação sobre a fonte tipográfica como ferramenta para a Educação Pré-escolar. Pretende perceber se a fonte tipográfica facilita ou dificulta a aprendizagem da leitura e escrita. O projeto pretende apresentar uma nova visão do Design Tipográfico. Aliando a Educação ao Design fazer uma investigação, pioneira em Portugal, no sentido de compreender de que forma a fonte tipográfica pode influenciar a aprendizagem da leitura e escrita nas crianças. Constato que há uma grande heterogeneidade no percurso infantil e nas diferentes formas de ensino/aprendizagem até à compreensão do princípio alfabético. Daí a importância de um tipo de letra que facilite todo o processo, sendo que este é muito complexo para a criança. O tipo de letra a que a criança tem acesso na escola deverá ter como base um estudo científico sobre a gênese da leitura e escrita e não pode ser criada só porque o tipógrafo considera “bonita/fixe/engraçada” para as crianças. Do ponto de vista investigativo-metodológico recorri, para esta investigação, à metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma atitude de pesquisa, experimentação/ação, análise e reflexão, tendo como público alvo alguns grupos de crianças da rede pública de ensino. O estudo aponta ainda possíveis linhas de investigação futura no sentido de construir um alfabeto de raiz a ser utilizado pelas crianças e docentes. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IPCB. ESART | pt_PT |
dc.rights | restrictedAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Fonte tipográfica | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Emergência da leitura e escrita | pt_PT |
dc.title | Fonte tipográfica como ferramenta na aprendizagem da leitura e da escrita em pré-escolar | pt_PT |
dc.type | report | pt_PT |
Aparece nas colecções: | ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano Gomes(10).pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons