Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Marques-
dc.contributor.authorGomes, Adriano Marinheiro-
dc.date.accessioned2019-02-20T23:39:51Z-
dc.date.available2019-02-20T23:39:51Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGOMES, Adriano Marinheiro (2018) - Fonte tipográfica como ferramenta na aprendizagem da leitura e da escrita em pré-escolar. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Design de Comunicação e Produção Audiovisual.pt_PT
dc.identifier.urihttps://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/3321-
dc.description.abstractO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Trabalho de Projeto do Curso de Design da Comunicação e Produção Audiovisual e apresenta uma investigação sobre a fonte tipográfica como ferramenta para a Educação Pré-escolar. Pretende perceber se a fonte tipográfica facilita ou dificulta a aprendizagem da leitura e escrita. O projeto pretende apresentar uma nova visão do Design Tipográfico. Aliando a Educação ao Design fazer uma investigação, pioneira em Portugal, no sentido de compreender de que forma a fonte tipográfica pode influenciar a aprendizagem da leitura e escrita nas crianças. Constato que há uma grande heterogeneidade no percurso infantil e nas diferentes formas de ensino/aprendizagem até à compreensão do princípio alfabético. Daí a importância de um tipo de letra que facilite todo o processo, sendo que este é muito complexo para a criança. O tipo de letra a que a criança tem acesso na escola deverá ter como base um estudo científico sobre a gênese da leitura e escrita e não pode ser criada só porque o tipógrafo considera “bonita/fixe/engraçada” para as crianças. Do ponto de vista investigativo-metodológico recorri, para esta investigação, à metodologia de investigação-ação, desenvolvendo uma atitude de pesquisa, experimentação/ação, análise e reflexão, tendo como público alvo alguns grupos de crianças da rede pública de ensino. O estudo aponta ainda possíveis linhas de investigação futura no sentido de construir um alfabeto de raiz a ser utilizado pelas crianças e docentes.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIPCB. ESARTpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFonte tipográficapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEmergência da leitura e escritapt_PT
dc.titleFonte tipográfica como ferramenta na aprendizagem da leitura e da escrita em pré-escolarpt_PT
dc.typereportpt_PT
Aparece nas colecções:ESART - Design de Comunicação e Produção Audiovisual

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriano Gomes(10).pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons