Title: Susceptibilidade de Pseudaletia unipuncta a variedades de milho transgénico e a variedades de milho isogénico em laboratório
Authors: Madeira, Filipe José Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor: Eizaguirre, Matilde
Coutinho, José Pereira Ribeiro
Keywords: Pseudaletia unipuncta
Criação de larvas
Milho transgénico
Desenvolvimento larvar
Issue Date: 2008
Citation: MADEIRA, Filipe Jose Nogueira (2008) - Susceptibilidade de Pseudaletia unipuncta a variedades de milho transgénico e a variedades de milho isogénico em laboratório. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.
Abstract: Neste trabalho apresentam-se resultados do estudo em laboratório, dos diferentes parâmetros do desenvolvimento larvar de Pseudaletia unipuncta alimentada com folhas de milho isogénico (variedades Pioneer66 e Tietar) e com duas dietas semi-sintéticas (feijão e milho) e avalia-se o efeito que a alimentação com variedades de milho transgénico (“Nova Variedade em Desenvolvimento”, Pioneer67 e DKC) e as isogénicas das variedades Pioneer67 e DKC (Pioneer66 e Tietar. respectivamente) tem sobre o desenvolvimento da espécie. As larvas alimentadas com dieta de feijão e com variedades isogénicas apresentaram menos estádios larvares, menor duração entre cada estádio larvar, menor tempo de desenvolvimento larvar e menor percentagem de malformação nas pupas, em relação à dieta de milho. A menor mortalidade e pesos mais elevados de larvas e pupas obtiveram-se com dieta de feijão. As larvas alimentadas com variedades transgénicas apresentaram maior mortalidade, maior número de estádios larvares, maior duração entre cada estádio larvar, maior tempo de desenvolvimento larvar e menor peso das larvas, quando comparadas com as variedades isogénicas. O peso e malformação de pupas foram semelhantes entre as larvas alimentadas com variedades isogénicas e transgénicas. A dieta dc feijão foi a mais adequada para criação de P. unipuncta. Esta espécie, quando alimentada com variedades transgénicas, consegue atingir o estado de pupa.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25858TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/991
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_FIL_MAD.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.