Title: Contributo para a Carta de Desporto de Natureza no Parque Natural do Tejo Internacional : actividades desenvolvidas em meio terrestre
Authors: Cardoso, Maria de Fátima Marques
metadata.dc.contributor.advisor: Silveira, Teresa Sofia Castel-Branco
Quinta-Nova, Luís Cláudio de Brito Brandão Guerreiro
Keywords: Conservação da Natureza
Desporto de Natureza
Tejo Internacional
Sistemas de Informação Geográfica
Issue Date: 2007
Citation: CARDOSO, Maria de Fátima Marques (2007) - Contributo para a Carta de Desporto de Natureza no Parque Natural do Tejo Internacional : actividades desenvolvidas em meio terrestre. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola.
Abstract: A crescente procura de áreas naturais para fins turístico-recreativos, motivada pelos estilos de vida predominantes nas sociedades actuais, levou à necessidade de publicação de legislação específica, com a finalidade de compatibilizar a fruição dessas áreas com a preservação e conservação dos valores naturais em presença. Assim, surge a necessidade de cada Área Protegida elaborar a sua carta de Desporto dc Natureza (nº1 do art.º 6 do Decreto Regulamentar n.º 18/99, de 27 de Agosto, alterado pelo Decreto Regulamentar n.º 17/03 de 10 de Outubro), que constituirá um poderoso instrumento de ordenamento, planeamento e gestão do território classificado. Neste trabalho apresenta-se a proposta de uma Carta de Aptidão para a prática de Desporto de Natureza - Actividades Desenvolvidas em Meio Terrestre, no Parque Natural do Tejo Internacional, que pretende ser um contributo para a elaboração da Carta de Desporto de Natureza. Para a determinação das áreas com potencial para a prática das actividades de Pedestrianismo, Orientação, BTT e Hipismo, recorreu-se à pesquisa de informação, observações no terreno, ao contacto com as Câmaras Municipais e ao tratamento de dados aplicando um Sistema de Informação Geográfica. A aplicação desta carta carecerá de monitorização de impactes das várias actividades para determinação da capacidade de carga, bem como de todas as limitações ao uso da área do PNTI.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25787TFCPAG.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/979
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente - Ramo Agrícola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_MAR_CAR.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.