Title: | Contribuição para a caracterização do sistema de remoção de resíduos sólidos urbanos do circuito n.º 1 da cidade da Covilhã |
Authors: | Mingote, Pedro Miguel Matos |
metadata.dc.contributor.advisor: | Santos, Maria da Conceição Mesquita dos Santos, Francisco |
Keywords: | Resíduos sólidos urbanos Pontos de contentorização Recolha de resíduos Transporte de resíduos |
Issue Date: | 2000 |
Citation: | MINGOTE, Pedro Miguel Matos (2000) - Contribuição para a caracterização do sistema de remoção de resíduos sólidos urbanos do circuito n.º 1 da cidade da Covilhã. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objectivo a obtenção de indicadores de funcionamento relativos às operações de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos no circuito n° 1 da cidade da Covilhã, por forma a contribuir para a optimização dos seus elementos funcionais, visando a sua máxima rentabilização económica, sem que daí resultem problemas que possam por em causa a qualidade do serviço prestado. Para obtenção dos indicadores de funcionamento referidos, foram acompanhadas as operações de recolha e transporte no circuito em estudo durante uma semana, sendo ao longo do mesmo registado todos os dados necessários para posterior tratamento. Assim, relativamente aos indicadores de funcionamento seleccionados para avaliar a eficiência do circuito em estudo (carga linear em recolha com um valor médio de 1 213,47 kg/km, rendimento horário da recolha com um valor médio de 8 639,47 kg/hora e repartição de tempos e distâncias ao longo do circuito), podemos concluir que, tanto o processo clássico de recolha implementado como o transporte dos resíduos são operações que decorrem com elevada eficiência contribuindo consequentemente para a optimização do sistema traduzindo-se numa notável economia de recursos. Foi ainda constatado que a frequência e horário com que é efectuada a recolha se ajustam perfeitamente às características da zona em estudo, tipicamente urbana, uma vez que a mesma é efectuada durante a noite, estando concluída antes do inicio do tráfego, evitando deste modo congestionamentos e/ou engarrafamentos. |
Description: | Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-21145TFCORN. |
URI: | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/880 |
Document Type: | Report |
Appears in Collections: | ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RES_TFC_PED_MIN.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.