Título: Contribuição para a definição de um plano de intervenção na floresta, visando a protecção contra incêndios, nas freguesias da zona do Pinhal, concelho de Castelo Branco
Autor: Lourenço, Nuno Roque Andrade
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, José António Abrantes Massano
Barata, Brás Joaquim Batista
Palavras-chave: SIG
Fogos florestais
ArcView
PMIF
Data: 2000
Citação: LOURENÇO, Nuno Roque Andrade (2000) - Contribuição para a definição de um plano de intervenção na floresta, visando a protecção contra incêndios, nas freguesias da zona do Pinhal, concelho de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais.
Resumo: Os fogos florestais são um flagelo que ocorre todos os anos. Para existir uma prevenção e um combate eficaz, é necessário o conhecimento da área e das infra-estruturas existentes. O presente trabalho tem como finalidade caracterizar as freguesias do pinhal no concelho de Castelo Branco, com vista à prevenção e combate dos fogos florestais. Com auxílio dos ortofotomapas e das cartas militares e idas ao terreno, recorreu-se ao Sistema de Informação Geográfica (ArcView) existente na Câmara Municipal de Castelo Branco. Digitalizou-se a rede vária, pontos de água e postos de vigia, sendo também analisado o uso actual do solo por freguesia. Como resultado final obteve-se cartografia digital actualizada e uma base de dados construída, contribuindo-se assim, para a elaboração do Plano Municipal de Intervenção Florestal (PMIF).e de acordo com a legislação em vigor (Dec. Lei n°423/93). Permite actuar sobre a área de estudo de um modo mais fácil, pois a informação está actualizada, permitindo a optimização dos recursos e infra-estruturas disponíveis no município, para a defesa e combate ao fogo florestal.
Descrição: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20926TFCORN.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/862
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_NUN_LOU.pdf1 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.