Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Santos, Maria da Conceição Mesquita dos | - |
dc.contributor.author | Ramos, Sónia Margarida de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2014-11-24T15:05:20Z | - |
dc.date.available | 2014-11-24T15:05:20Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Sónia Margarida de Oliveira (1999) - Contribuição para a caracterização do sistema de remoção da zona integrada no circuito n.º 1 da cidade de Castelo Branco. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia do Ordenamento dos Recursos Naturais. | en_US |
dc.identifier.uri | https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/842 | - |
dc.description | Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19850TFCORN. | - |
dc.description.abstract | O volume crescente e a heterogeneidade dos RSU tornam cada vez mais necessária a procura de soluções adequadas do ponto de vista do seu tratamento e eliminação final, de forma a minimizar os impactes negativos quer ao nível do meio ambiente quer ao nível da saúde pública. Um tecnossistema de RSU pressupõe a existência de um sistema de deposição, recolha (indiferenciada ou selectiva) e transporte, cuja gestão deverá orientar-se no sentido da minimização dos encargos inerentes a essas operações, sem diminuição da qualidade do serviço prestado. O presente trabalho teve como objectivo a obtenção de indicadores de funcionamento sobre a recolha e transporte de forma a contribuir para a optimização dos vários elementos funcionais inerentes a esta fase do sistema de RSU. Em termos de segurança e higiene, constatou-se que a equipa afecta à recolha do circuito estudado não usava qualquer farda com todas as consequências negativas que daí advêm para a saúde. Em relação à frequência e horário de recolha por razões estéticas e a fim de evitar engarrafamentos, consideramos que está ajustada às características da zona em estudo, isto é, é feita em horas “mortas”, estando terminada antes do início do tráfego. Os dados obtidos relativamente aos indicadores utilizados, carga linear em recolha, rendimento horário de recolha e repartição dos tempos e distâncias ao longo do circuito, permitiram concluir que, em relação ao circuito estudado, o processo clássico de recolha implementado, bem como o transporte, correspondem a operações que estão a decorrer com grande eficiência e consequentemente, a contribuir para optimização do sistema traduzindo-se numa economia de recursos. | en_US |
dc.language.iso | por | en_US |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Resíduos sólidos urbanos | en_US |
dc.subject | Recolha | en_US |
dc.subject | Transporte | en_US |
dc.title | Contribuição para a caracterização do sistema de remoção da zona integrada no circuito n.º 1 da cidade de Castelo Branco | en_US |
dc.type | report | en_US |
Aparece nas colecções: | ESACB - Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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