Title: Fertilidade na espécie equina: a importância da análise do sémen e do acompanhamento ginecológico das fêmeas para o sucesso reprodutivo
Authors: Batista, Cátia Marisa Leitão
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, João Pedro Várzea
Crisóstomo, Maria Rosa Cordeiro Simão
Keywords: Equinos
Esperma
Fluorescência
Membrana
Acrossoma
Potencial mitocondrial
Fertilidade
Issue Date: 2008
Citation: BATISTA, Cátia Marisa Leitão (2008) - Fertilidade na espécie equina: a importância da análise do sémen e do acompanhamento ginecológico das fêmeas para o sucesso reprodutivo. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Zootécnica.
Abstract: A utilização de fluoróforos para monitorização de aspectos estruturais e funcionais das células tem sido aplicada em reprodução animal. Neste trabalho, aplicou-se a microscopia de fluorescência na avaliação da qualidade do esperma equino. Os parâmetros analisados incluíram: viabilidade espermática (IP/SYBR-14), integridade do acrossoma (PSA/FITC) e PMM (JC-1), validando-se o uso, em associação, dos três fluorocromos. As amostras de esperma foram recolhidas de garanhões envolvidos num programa de IA acompanhando-se também o maneio reprodutivo das fêmeas. Os dados obtidos na época de monta de 2008 foram analisados em conjunto com os resultados da época de 2007, o que permitiu relacionar as características espermáticas com a fertilidade dos garanhões. Dos marcadores fluorescentes estudados, e quando usados separadamente, só o IP/SYBR-14 apresentou diferenças significativas entre grupos de fertilidade (p≤0.01). Já quando associados na marcação tripla, foram verificadas diferenças significativas entre animais férteis e sub-férteis para as populações espermáticas IP-PSA+JC-1 (p≤0.05), IP+PSA+ JC-1- (p≤0.0l) e IP+PSA- JC-1- (p≤0.001). Em ambos os grupos, a população espermática IP-PSA-JC-1+ foi a mais representada seguida da IP+PSA- JC-1+ e da IP+PSA-JC-1-, respectivamente nos garanhões férteis e sub-férteis. A análise de múltiplos ejaculados de cada animal permitiu evidenciar diferenças entre grupos de fertilidade e, no geral, os melhores parâmetros qualitativos (vitalidade e morfologia espermáticas) e funcionais/estruturais (IP/SYBR-14, PSA/FITC e JC-1), foram observados nos garanhões que apresentaram índices reprodutivos superiores.
Description: Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-26079TFCEZ.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/792
Document Type: Report
Appears in Collections:ESACB - Engenharia Zootécnica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RES_TFC_CAT_BAP.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.