Título: Construção de um Sistema de Informação Geográfica para apoio à gestão de um aproveitamento hidroagrícola
Autor: Roque, Natália Martins
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandez, Paulo Alexandre Justo
Palavras-chave: Aproveitamento hidroagrícola
Base de dados
Gestão de recursos
Sistema de Informação Geográfica
Data: 2002
Editora: IPCB. ESA
Citação: ROQUE, Natália Roque (2002) - Construção de um Sistema de Informação Geográfica para apoio à gestão de um aproveitamento hidroagrícola. Castelo Branco : IPCB. ESA. Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente.
Resumo: Este projecto tem como principal objectivo a construção de um Sistema de Informação Geográfica (SlG) para apoio à Gestão do Aproveitamento Hidroagrícola (SIG-GHA) tendo em conta a recolha, tratamento, armazenamento, organização e gestão da informação geográfica, através da integração dos dados de gestão da Associação de Beneficiários da Cova da Beira. Esta aplicação SIG deve associar uma Base de Dados (BD) em Access com informação dos beneficiários com informação geográfica no ArcView, tomando possível analisar as seguintes questões: uso do solo, tipo de culturas, tipo de solo, aspectos relacionados com rega e consumo de água, de modo a possibilitar uma melhor avaliação e conhecimento da realidade agrícola local, o que permitirá uma melhor racionalidade na gestão dos recursos disponíveis, para uma área de cerca de 185 ha. A aplicação desenvolvida para a Associação de Beneficiários da Cova da Beira tenta concentrar dados de diferentes tipos (alfanuméricos e geográficos) num único local para uma melhor organização dos dados, utilizando uma base de dados de modo a aproveitar a versatilidade da mesma. As tecnologias como Sistema de Informação Geográfica e Detecção Remota, disponibilizam um conjunto de funcionalidades que podem auxiliar o desenvolvimento da agricultura de regadio. Por isso, o desenvolvimento deste tipo de aplicações e a sua utilização prática confirmará a sua utilidade.
Descrição: Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia Rural e Ambiente apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-23527TFCERA.
URI: https://minerva.ipcb.pt/handle/123456789/745
Tipo de Documento: Relatório
Aparece nas colecções:ESACB - Engenharia Rural e Ambiente

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RES_TFC_NAT_ROQ.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.